- redação
Pagamentos com reconhecimento facial são testados na Coreia e na Finlândia
https://www.biometricupdate.com/201810/facial-recognition-payment-trials-launch-in-korea-and-finland
A rede de lojas de conveniência coreana GS25 abriu uma unidade em que usa reconhecimento facial em vez de caixas para processar o pagamento de compras, informou o jornal Korea JoongAng. A loja automatizada está localizada dentro da sede da LG CNS, que fornece sistemas eletrônicos para a GS25 – estando aberta apenas para os funcionários. Um porta-voz da empresa disse que planeja introduzir e testar a tecnologia de varejo inteligente em 13 locais até o final deste ano, como parte de seu esforço para reduzir os custos trabalhistas dos franqueados.
“O Smart GS25 não é apenas uma loja de conveniência não-tripulada repleta de dispositivos tecnológicos”, disse Lee Hyun-gyu, gerente da nova loja. “Sua principal função é provar tecnologias que aumentem a conveniência da operação da loja e aliviem os franqueados da carga de custos trabalhistas. Esperamos que algumas das tecnologias testadas aqui sejam exibidas em nossas franquias no ano que vem”.
O sistema inteligente GS25 inclui oito novas tecnologias, de acordo com o relatório, incluindo reconhecimento facial para clientes que entram na loja e pagam, e reconhecimento de imagem para identificar os itens que eles selecionam. Embora as redes de lojas de conveniência CU, 7-Eleven e Emart24 tenham pelo menos iniciado as tecnologias de automação de testes, alguns dos novos recursos são os primeiros na Coreia, diz o Daily. O GS25 diz que usar o reconhecimento de imagem e o peso do item para identificar itens para compra permite reconhecer cerca de 5 itens em um segundo, enquanto um sistema de código de barras levaria mais perto de 15 segundos para digitalizar itens um de cada vez. O estoque é monitorado por câmeras infravermelhas e sensores, enquanto um sistema de CCTV monitora os movimentos do cliente para ajudar os varejistas a organizar o layout dos produtos.

A empresa finlandesa de serviços financeiros OP anunciou que o restaurante da equipe em Vallila, Helsinque, fará o pagamento por reconhecimento facial. A empresa diz que essa deverá ser a próxima grande tendência global em pagamentos. “Os pagamentos de reconhecimento facial não estão sendo realmente usados na Finlândia ou mesmo no mundo ocidental, mas na OP acreditamos em sua facilidade de uso e confiabilidade. Estamos conduzindo o teste para entender melhor como a tecnologia poderia ser aplicada daqui pra frente”, diz Harri Nummela, vice-presidente executivo da OP para clientes dos setores bancário, privado e de pequenas e médias empresas.
O feedback inicial dos funcionários foi positivo, diz Nummela, devido à conveniência do método de pagamento. O sucesso da tecnologia em pilotos internacionais e seu potencial para outras aplicações tornam o reconhecimento facial atraente para a OP. “Por exemplo, na China, a tecnologia é usada para identificar benefícios de fidelidade do cliente e no controle de acesso. Também podemos ver oportunidades mais amplas de aplicação”, afirma Kristian Luoma, diretor do OP Lab. “Como a tecnologia é nova, é importante coletar feedback sobre quaisquer receios e apreensões que os usuários possam ter. Com base no que aprendemos, poderemos então dar os próximos passos no desenvolvimento”.
O piloto está ocorrendo no restaurante Antell do escritório da OP em colaboração com a Visa, de acordo com o anúncio. “A verificação biométrica desempenha um papel altamente importante no desenvolvimento da inovação da Visa, e o reconhecimento facial é uma das suas tecnologias mais promissoras. Estamos entusiasmados com esta oportunidade que nos permite ganhar experiência para o desenvolvimento da tecnologia”, afirma Vesa Tukonen, Country Manager da Visa Europe, na Finlândia.
A instituição financeira espanhola BBVA também lançou um teste de pagamento por reconhecimento facial em um restaurante da equipe no início deste ano.