Buscar
  • redação

Histórias de Sucesso

CASE #2 - Mudança de percepção da Saúde Bucal na mídia nacional


Em 2011, vencemos uma concorrência para divulgar o 30º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). Trata-se de um dos eventos de Odontologia mais completos do mundo – promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD). Já de saída identificamos que um dos desafios para aumentar a adesão ao evento, tanto de expositores, como de visitantes, era despertar o interesse da população como um todo para temas de Saúde Bucal. Paralelamente, identificamos que também a APCD precisava aumentar sua presença de mídia, a fim de fortalecer sua imagem institucional, fidelizar e atrair novos associados.


Diante disso, demos início a um trabalho com duas frentes: 1) divulgar regularmente matérias de Saúde Bucal / Odontologia na mídia nacional, sempre contando com um profissional vinculado à APCD como fonte; 2) trabalhar especificamente o CIOSP com três meses de antecedência, estimulando inclusive a participação das agências de comunicação dos expositores a nos mandar conteúdo para divulgar no canal desenvolvido especialmente para o evento. Ativo pelo menos quatro meses por ano, o Blog do CIOSP continha material institucional para a imprensa, matérias geradas para o evento, imagens, matérias dos expositores e, por fim, um balanço de tudo o que aconteceu nos quatro dias de evento.


Até 2012, apenas algumas publicações setorizadas traziam matérias sobre saúde bucal. Geralmente, eram ‘informes publicitários’, que traziam fotos de antes/depois, endereços, telefones etc. – tudo o que é condenado pelo Conselho Regional de Odontologia. Entre 2012 e 2017, a Press Página foi tão feliz no esforço de abrir caminho para matérias de Saúde Bucal, que importantes meios de comunicação, como os portais Terra e UOL, passaram a incluir essa editoria e conquistaram novos patrocinadores. Em média, por ano, gerávamos 3.500 clippings de notícias divulgadas gratuitamente nos mais diversos meios de comunicação.


Como fruto de nosso trabalho, também fomos convidados a assessorar a FAOA – Faculdade de Odontologia da APCD, divulgando seus cursos e vestibular. O contrato, infelizmente, chegou ao fim quando a nova diretoria se viu obrigada a fazer cortes de custos – ficando apenas com os serviços internos e mais enxutos. Mas é nítido o ganho de visibilidade, credibilidade e admiração que conquistamos em nome da APCD/CIOSP!


0 visualização
Deixe seu e-mail e se mantenha informado
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon